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Sementes de chia são nativas da América do Sul e foram usadas em dietas maias e astecas durante séculos. Acontece que a semente de chia é uma rica fonte de nutrientes e antioxidantes. Hoje, elas atraem o interesse de muitas pessoas pelos seus benefícios para a saúde e o uso na culinária. 

Omega-3 os ácidos gordos

Sementes de chia são ricas em gorduras poliinsaturadas, especialmente o ômega-3 ácidos graxos. Perfil lipídico 'sementes de chia é composta por 60 por cento de ômega-3, tornando-se uma das mais ricas fontes de origem vegetal destes ácidos graxos - especificamente, de ácido alfa-linolênico, ou ALA. O ômega-3 nas sementes de chia pode ajudar a reduzir a inflamação, melhorar o desempenho cognitivo e reduzir o colesterol alto.

Fibra

Fibra está associada com a redução da inflamação, redução do colesterol e regulação da função intestinal. Sementes de chia são uma excelente fonte de fibras, com 10 gramas em apenas 2 colheres de sopa. Isto é um terço da dose diária recomendada de fibras por dia.

Antioxidantes

Sementes de chia são ricas em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres, envelhecimento e câncer. O perfil antioxidante também ajuda a ter uma vida útil longa. Elas duram quase dois anos sem refrigeração.

Minerais

Duas colheres de sopa de sementes de chia contêm 18 por cento do DRI de cálcio, 35 por cento para o fósforo, 24 por cento de magnésio e cerca de 50 por cento para o manganês. Estes nutrientes ajudam a prevenir a hipertensão e manter um peso saudável, e são importantes para o metabolismo energético e uma parte da síntese de DNA.

Saciedade

Saciedade é a sensação de estar cheio e satisfeito, o que ajuda a reduzir os desejos de comida entre as refeições. A combinação de proteínas, fibra e a ação de gelificação de sementes de chia, quando misturado com líquidos contribuem para os seus efeitos de satisfação.

Sem glúten

Sementes de chia não contém glúten. Portanto, todos os benefícios nutricionais de sementes de chia podem ser obtidos com uma dieta isenta de glúten.

Substituindo ovos

A camada externa das sementes chia incha quando misturado com líquidos formam um gel. Isto pode ser usado no lugar de ovos para baixar o colesterol e aumentar o teor de nutrientes dos alimentos e assados. Para fazer a substituição de ovos, misture 1 colher de sopa de sementes de chia com 3 colheres de sopa de água e deixe descansar por 15 minutos.

Pode ser digerida integral

Ao contrário de linhaça, que também são ricos em ômega-3 ácidos graxos, fibras e minerais, sementes de chia não precisa ser moída para a obtenção de seus benefícios nutricionais ou de substituição de ovo.

Dislipidemia

Um estudo publicado no "British Journal of Nutrition" mostrou que as sementes de chia como uma fonte de gordura na dieta pode diminuir os níveis de triglicerídeos e de colesterol, aumentando o HDL ou "bom" colesterol. 

Regulamento de açúcar no sangue

As sementes de Chia pode desempenhar um papel importante na regulação dos níveis de insulina.

 

Fonte:  healthyeating sfgate / Jen Hathwell

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