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Apesar de beber chá tem sido associado a benefícios para a saúde ao longo de séculos, só nos últimos anos têm suas propriedades medicinais foram investigadas cientificamente. A edição de outubro da Harvard Woman's Health Watch reconhece o poder saudável de chá enquanto ajudando os leitores a obter o máximo de seus copos.

Benefícios de saúde do chá são em grande parte devido ao seu alto teor de flavonóides - compostos derivados de plantas, que são antioxidantes. O chá verde é a melhor fonte de alimento de um grupo chamado catequinas. Em tubos de ensaio, as catequinas são mais poderosos que as vitaminas C e E em deter os danos oxidativos às células e parecem ter outras propriedades de combate a doença. Estudos descobriram uma associação entre consumo de chá verde e um risco reduzido de vários tipos de câncer, incluindo, pele, mama, pulmão, cólon, esôfago e bexiga.

Os benefícios adicionais para os consumidores regulares de chás verde e preto incluem uma redução do risco de doença cardíaca. Os antioxidantes no verde, preto, oolong e chás podem ajudar a bloquear a oxidação do LDL (mau colesterol), aumento de HDL (bom colesterol) e melhorar a função das artérias. Um estudo chinês publicado recentemente na revista Archives of Internal Medicine mostrou uma redução de 46% -65% no risco de hipertensão em consumidores regulares de chá oolong ou verde, em comparação aos não-consumidores de chá.

A edição de outubro fornece algumas dicas para tirar o máximo proveito de beber chá:

Beber uma xícara de chá, algumas vezes por dia para absorver antioxidantes e outros compostos vegetais saudáveis. Nas culturas de consumo de chá verde, a quantidade usual é de três xícaras por dia. Permitir o chá em infusão por três a cinco minutos para trazer as suas catequinas. A melhor maneira de obter as catequinas e outros flavonóides no chá é a bebida que acabado de fazer. Descafeinado, engarrafado pronto-a-beber preparações de chá, e chás instantâneos têm menos um destes compostos. Chá pode impedir a absorção de ferro a partir de frutas e legumes. Adição de limão ou leite ou beber chá entre as refeições vai contrariar este problema.

Fonte: Harvard Health

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